top of page
Buscar

O que você precisa saber sobre Videocirurgia em Ginecologia

  • Foto do escritor: Juana Naspolini
    Juana Naspolini
  • 26 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Você sabia que a cirurgia por Vídeo também pode ser usada na Ginecologia?

E que ela tem muitas vantagens sob a cirurgia aberta?

Vamos falar um pouquinho sobre isso!!

Na ginecologia, algumas vezes, precisamos lançar mão de cirurgia para o tratamento de algumas doenças, como na Endometriose, Miomatose Uterina, Adenomiose, entre outras. Também podemos usar a cirurgia para anticoncepção, como na realização da Laqueadura Tubárea.

Sabemos que, em muitos casos, essas cirurgias podem ser realizadas por meio de Laparoscopia, ou seja, cirurgia por Vídeo.

As vantagens da Laparoscopia, em relação à cirurgia aberta convencional são inúmeras.

Podemos citar algumas:


•Recuperação pós-operatória mais rápida;

•Menos dor no pós operatório;

•Menos sangramento durante a cirurgia e no pós operatório;

•Menor risco de infecção;

•Menor tempo cirúrgico e de internação hospitalar;

•Incisões menores e mais estéticas;

•Menor morbidade, menor risco para paciente;

•Retorno mais rápido às atividades diárias, ao trabalho e às atividades físicas.


A Histerectomia (cirurgia de retirada do útero) é a cirurgia mais realizada dentro da ginecologia. Na sua grande maioria ela pode ser realizada por via laparoscópica, trazendo muitos benefícios à paciente.

Também é possível realizar a retirada de miomas (Miomectomia) por Vídeo, dependendo da localização dos mesmos. Podendo, assim, preservar o útero e, consequentemente, a fertilidade da paciente. Tal procedimento é indicado, principalmente, para pacientes que ainda tem desejo de gestar.

Na Endometriose a Videolaparoscopia é considerado o Padrão Ouro, por fornecer a possibilidade de Diagnóstico de lesões tão pequenas, que não foram visualizadas em exames de imagem, como Ultrassonografia Transvaginal e Ressonância Magnética. Assim como oferece uma via de tratamento, através da cauterização e retirada de todos os focos de Endometriose possíveis e visíveis.

Na Infertilidade a laparoscopia também é de grande valia, pela possibilidade do tratamento de possíveis causas de Infertilidade na mulher, como as já supracitadas Miomatose Uterina, Endometriose. Também é possível realizar a Prova de Cotte - exame para avaliar a permeabilidade tubária, tão importante na tentativa de gestar.

Além de tratamentos de diversas patologias, a Videolaparoscopia também serve no auxilio diagnóstico de algumas patologias ginecológicas, sendo considerada um exame muito sensível e específico.

Atualmente, um avanço maior ainda da videocirurgia, é a cirurgia por robótica, que já é uma realidade entre nós e traz ainda mais benefícios, tanto para o paciente, quanto para o médico assistente.

Procure sempre médicos atualizados e dispostos a fazer o melhor por você. A capacidade do médico em realizar cirurgia laparoscópica vem de muito treinamento e dedicação, nem todo médico ginecologista está apto pra sua realização, por isso, é de suma importância confiar no seu médico assistente.

____⠀⠀


Dra. Juana Naspolini Coral⠀

Ginecologia

Endoscopia Ginecológica

PTGI

CRM/SC 23175 | RQE 19292⠀

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Dispositivos Intra-Uterinos

Os Dispositivos Intrauterinos – DIUs - são classificados como métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARCs). Esses métodos...

 
 
 
Mioma é igual a cirurgia?

Muitas pacientes chegam ao consultório já com diagnóstico de Miomas Uterinos e acham que já está decretada a indicação cirúrgica. Mas,...

 
 
 
Você sabe o que é Colposcopia?

Colposcopia é um exame realizado em pacientes que tenham algumas alterações específicas no Exame Citopatológico (Preventivo) de Colo...

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page